#053 - Interface para o contador Geiger e o Smartphone

                                   Índice do Blog

A título de curiosidade montei uma interface para enviar os pulsos da placa eletrônica do contador Geiger para um Smartphone com Androide.


 Escrito e desenvolvido por Léo Corradini





O aplicativo usado no teste foi o RadMeter.





Os pulsos gerados pela válvula Geiger e conformados pelo Schmitt trigger da placa eletrônica devem ser enviados para a entrada de microfone do Smartphone.





A entrada de microfone do Smartphone, está preparada para polarizar um microfone eletreto, assim internamente ela está lidada não só a entrada do amplificador, mas também a um resistor ligado ao positivo da alimentação interna do celular.


Dessa forma, a interface deve possuir saída de coletor aberto para compatibilizar o nível de tensão dos pulsos gerados na eletrônica do contador Geiger com o nível de tensão interno do Smartphone.






É possível testar parte da interface sem a presença da eletrônica do contador Geiger, basta plugá-la sem o transistor no Smartphone entrar no aplicativo e curto circuitar as pontas desencapadas dos fios de forma periódica.
A tela do aplicativo responderá com um valor equivalente em µSv/h.



Aparentemente, o funcionamento da interface foi um sucesso, os pulsos foram convertidos pelo aplicativo na unidade µSv/h.


Esse aplicativo também tem mais duas telas, uma com um gráfico que mostra a evolução do nível da radiação e um espécie de osciloscópio que mostra os pulsos ao longo do tempo.


Não podemos confiar cegamente nos valores mostrados pela tela do aplicativo, mas fica a dica para quem necessitar interfacear uma eletrônica externa com a eletrônica interna do Smartphone.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#042 - Radioatividade do filamento da Magnétron #1

#052 - Impressora Jato de Tinta

#037 - A radioatividade do Granito

#007 - Azul de Bromotimol

#023 - Joule Thief

#034 - Índice do Blog

#038 - Chumbo na fumaça